A APCEN – Associação Portuguesa de Cenografia – reúne e representa num modo inclusivo profissionais e estudantes que atuam no território expandido da área designada como “realização plástica do espetáculo”. Recuperando a raiz do termo cenografia enquanto escrita da cena, a associação reúne cenógrafos, figurinistas, aderecistas, iluminadores, arquitetos, investigadores, técnicos, etc.

Entendemos a APCEN, antes de mais, como lugar de produção e veiculação de cultura – da cultura especificamente implicada nas práticas contemporâneas daquilo que é cenográfico. Reconhecemos a APCEN como plataforma onde essa cultura pode-se desenvolver e consolidar:
– através de um trabalho de reflexão conjunta sobre os múltiplos contornos da “cenografia Portuguesa”;
– através do seu enriquecimento e fortalecimento como área expandida de pensamento e prática;
– actuando no contexto das artes e políticas culturais portuguesas com vista a um progressivo reconhecimento na esfera pública;
– aprofundando esta área de conhecimento – que se prefigura num espectro institucional cada vez mais vasto no que diz respeito a abordagens e contextos.
– procedendo para a difusão internacional da “cenografia Portuguesa” no mundo.

Para alcançar estes objetivos, trabalhamos no sentido de incrementar a divulgação e valorização do trabalho produzido pelos profissionais e promovemos todo o tipo de sinergias favoráveis ao incremento da sua formação e da sua visibilidade, não apenas entre pares, mas também face a contextos mais alargados nacionais e internacionais.

Além de diversos projetos pontuais a APCEN organiza regularmente encontros nacionais com programas que juntam:
(1) o diálogo entre associados em sessões temáticas de trabalho e/ou debates,
(2) a abertura a outros agentes criativos ou práticas relevantes para o diálogo
(3) atividades culturais complementares, a partir das quais as possíveis áreas de ação da associação são pensadas no seu confronto com práticas centrais, assim como a relação da teoria com manifestações no terreno.