Amândio Anastácio (1975)
Encenador, cenógrafo, marionetista, produtor e às vezes
uns biscates de limpeza

Fundador e Director Artístico da Alma d’Arame – frequentou o Curso de Cenografia da Escola Profissional de Teatro de Cascais em 1996, e encontra-se a finalizar (defesa de Tese de Mestrado) o Mestrado em Teatro – Ramo de Especialização Actor/Manipulador na Universidade de Évora.

Participou em vários workshops, seminários e cursos livres dos quais se destacam o workshop de técnica de manipulação Kuruma Ningyo, o curso livre de luminotecnia na Escola Superior de Teatro e Cinema e o curso “O actor e o seu duplo” orientado por Neville Tranter, fundador do Stuffed Puppet Teather, em Charleville-Mezieres na Escola Superior da Arte da Marioneta do Instituto Internacional da Marioneta. Destaca-se ainda o trabalho na Companhia de Teatro de Marionetas de Lisboa como criador e construtor de marionetas, cenógrafo, aderecista e técnico de luz e som e a colaboração com o Teatro Nacional D. Maria II e com a Companhia de Teatro de Almada como cenógrafo, aderecista e criador de marionetas e máscaras. Trabalhou com encenadores como Carlos Avilez, João Mota, Joaquim Benite e José Manuel Castanheira.

O seu trabalho enquanto criador desenvolve-se no cruzamento de novas linguagens em torno do teatro de marionetas, objectos e figuras. É nas diferenças de linguagem que se encontram novos caminhos de fruição artística e se encontram novas formas de criação e de debate artístico.