Anabela Santos (1975)
Interior Designer/Set Decorator/Art Director

Anabela Santos nasceu em Luanda em 1968.

Estudou Design de Interiores em Lisboa e Florença. Em 1994 fez estágio de cenografia na RTP e começou o seu percurso profissional colaborando com o cenógrafo António Casimiro, em televisão.

Em 1997 iniciou actividade como freelancer em Cenografia e Design de Interiores, trabalhando para várias produtoras como a NBP, a Endemol, a SP Televisão, a Freemantle Media, a Shine Ibéria, a RI Filmes e a Valentim de Carvalho. É conhecida pela cenografia de programas televisivos com Big Brother, Academia de Estrelas, Operação Triunfo e Peso Pesado, e também de várias séries e telenovelas ( Meu Querido Professor, Morangos com açucar, Fúria de Viver, O Jogo, Os nossos dias, As Poderosas).

Em 2009 desenvolveu, em co-autoria e co-produção, a primeira edição de uma inovadora feira de design, que teve por missão divulgar e promover o melhor de Portugal. Este evento, que colocou lado a lado marcas nacionais e internacionais, reuniu designers, arquitectos e industriais e fomentou ligações criativas e comerciais.

Paralelamente trabalhou em projectos de design de interiores para casas particulares.

Em 2015, criou o seu primeiro projecto para cinema – a cenografia do filme Jogo de Damas, realizado por Patricia Sequeira.