Joana Saboeiro
Arquitecta | Cenógrafa | Fotógrafa

Nascida em Lisboa iniciou a sua ligação ao teatro e às artes ao frequentar a António Arroio e cursos de teatro. Em 2010 completou o Mestrado em Arquitectura, no IST, com a tese “Lugares Mutáveis–Arquitectura e cenografia do Teatro O Bando”. Trabalhou com O Bando e com o Rui Francisco, solidificando o interesse pela relação entre a arquitetura e a cenografia. Fez assistência de cenografia tanto no teatro como na televisão, nomeadamente em: “ARTE” UAU e na televisão no programa “Brainstorm” SP / RTP – 2016.
Em 2011, como atriz, fez parte do grupo Holofote e fundou uma companhia de Teatro NOC, onde é responsável pelos espaços cénicos, nomeadamente “Entre Este e o Outro” em 2013.
Na área de Fotografia de Arquitectura expôs coletivamente “SAMPA”. E executou diversos trabalhos de Fotografia de Espectáculo entre eles, “Ainda Não é O Fim” e “Jangada de Pedra” – Teatro O Bando; “Noturnos” e “Torcicolo” – GTT.
Em 2014 concebeu a decoração dos núcleos de estacionamento do C.C. Allegro de Setúbal. E em 2016 colaborou na concepção da rua EDP do festival NOS ALIVE. Actualmente continua a desenvolver trabalhos na área de Fotografia de Espectáculo, Cenografia para Teatro e Televisão e Arquitectura.