Pedro Castanheira
Diretor de fotografia, iluminador, realizador

Formado em Filologia Portuguesa e Alemã (Universidade Nova de Lisboa e Universidade Humboldt de Berlim), frequenta o Conservatório de Cinema e a Escola de Fotografia AR.CO em Lisboa, tornando-se Mestre em Direção de Fotografia na Escola de Cinema de Madrid, ECAM. Em 2007 recebe o Prémio Kodak Film e é convidado a trabalhar com Vilmos Zsigmond no Budapest Cinematography Masterclass. Desde então, diversifica a sua filmografia como diretor de fotografia de cinema, documentário, publicidade e televisão, em múltiplos países (Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Hungria, Dinamarca, Líbano, Palestina, Israel, França, Brasil, Chile).
Em 2012, recebe o Prémio à Melhor Fotografia do Ano, Festival Alto Vicentino (Itália), com o filme “Viejos Perdedores”; trabalha no filme “Søndag”, produzido pela companhia Zentropa de Lars Von Trier; e participa no Berlin Talent Campus do Festival Internacional Cinema Berlim. No âmbito teatral realiza as peças audiovisuais: “Viriato Rey (Osório de Castro/João Mota)”, Festival Internacional Teatro Clássico Mérida, 2006; “El Jardín de Cerezos” (Tchekov), Teatro Camino de Santiago do Chile, 2013; a longa-metragem “Rogério de Carvalho – Nómada Fiel”, Festival Internacional Teatro Almada, 2015.
Dedica-se simultaneamente ao ensino e investigação em cinematografia e iluminação, sendo professor e co-fundador da Escola ParaleloB de Madrid.