António Jorge Gonçalves
Performer visual
Autor de novelas gráficas, performer visual e cartoonista político.
Fez direção visual em várias peças de teatro. Com o desenho digital em tempo real e a manipulação de objectos em retroprojector de transparências, tem apresentado diversas acções performativas com músicos, actores e bailarinos em Portugal, França, Alemanha, EUA, Japão, Itália, Brasil e Suécia.
É autor de livros publicados em Portugal, Itália, Brasil, Alemanha, Espanha e México, pelos quais foi premiado no Festival Internacional de BD da Amadora. Tem colaborado com diversos escritores na criação de obras onde texto e imagem se relacionam de forma exploratória. Foi distinguido em 2014 com o Prémio Nacional de Ilustração (DGLB).
Criou o projeto Subway Life, desenhando pessoas sentadas nas carruagens do Metro em várias cidades do mundo.
Desde 2003 é cartoonista político no Inimigo Público (jornal Público): foi premiado no World Press Cartoon e publicado no Le Monde, Courrier Internacional e várias colectâneas internacionais.
Licenciou-se em Design de Comunicação na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e fez Mestrado em Theatre Design na Slade School of Fine Art, em Londres, onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi docente no IADE, na RESTART, e lecionou Espaços Performativos na Universidade Nova de Lisboa (mestrado em Artes Cénicas). Em 2015 integrou o projecto pedagógico 10 x 10 da Fundação Calouste Gulbenkian como artista formador.