Joana Saboeiro
Arquitecta | Cenógrafa | Fotógrafa

Nasceu em Lisboa e iniciou o seu percurso artístico na António Arroio e fazendo alguns cursos de Teatro, onde mais tarde trabalhou como actriz. Concluiu o seu Mestrado em Arquitectura com a tese “Lugares Mutáveis–Arquitectura e Cenografia do Teatro O Bando”, começando a trabalhar com o Teatro O Bando e com o cenógrafo Rui Francisco, com o qual tem trabalhado nos últimos anos.
Desde 2010, tem colaborado diversos trabalhos relacionados com a Cenografia para Televisão, nomeadamente, ficção – telenovelas, concursos e galas, onde se destacam em 2019, os Prémios Sophia – RTP, os Prémios PLAY (prémios da música portuguesa) – RTP e a Gala dos Globos de Ouro 2019 – SIC.
Em 2014 concebeu a decoração dos núcleos de estacionamento do C.C. Allegro de Setúbal. E em 2016 colaborou na concepção da rua EDP do festival NOS ALIVE.
Apaixonada pela Fotografia, desenvolve também trabalhos na área de Arquitectura e Fotografia de Espectáculo, onde se destacam, “Ainda Não é O Fim” e “Jangada de Pedra” – Teatro O Bando; “Noturnos” e “Torcicolo” – GTT.
Na área do Teatro tem desenvolvido alguns trabalhos cenográficos, onde se destacam, “Os Piratas” – Caixa de Palco e “Eu, Salazar” – TEATRAO.
Continua a desenvolver trabalhos ligados a estas 3 áreas, Cenografia, Fotografia e Arquitectura.