João Brites
Encenador | Dramaturgista | Cenógrafo

Dramaturgista, encenador e cenógrafo, nasce em Torres Novas em 1947. Exilado político em Bruxelas, termina aí o curso de Gravura e frequenta os cursos de Pintura Monumental e de Cenografia, na ENSAAV, La Cambre.
Realiza exposições individuais e participa em exposições colectivas. Funda em 1974 o Teatro O Bando. É o director da Unidade de Espectáculos da EXPO’98 e em 1999 recebe o grau de Comendador da Ordem do Mérito. Foi, em 2011, o comissário da Representação Oficial Portuguesa na 12ª Quadrienal de Praga.
Ao longo de 41 anos no Teatro O Bando, elabora como dramaturgista dezenas de versões cénicas de textos não dramáticos de autores portugueses, que posteriormente encena; concebe espaços cénicos em territórios imprevisíveis; idealiza e constrói Máquinas de Cena; e concebe e coordena grandes eventos para vários milhares de espectadores.
Durante mais de 20 anos foi professor de actores na Escola Superior de Teatro e Cinema e actualmente orienta estágios e cursos de formação no domínio do teatro, dirigindo oficinas a propósito da CONSCIÊNCIA DO ACTOR EM CENA.