José Manuel Castanheira
Cenógrafo, arquitecto, pintor
Doutorado em Cenografia e Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa onde é professor desde 1982, bem como na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
A sua obra é caracterizada pela diversidade e interdisciplinariedade das áreas que aborda, nomeadamente a Cenografia do Espectáculo e das Exposições/Museologia, a Arquitectura Teatral e a Pintura.
Realizou mais de 250 cenografias em 15 países. Em 1993 o Centre Georges Pompidou-Paris e em 2015 o Festival Internacional de Teatro de Almada exibiram exposições retrospectivas da sua obra.
Em 1995 é convidado para membro do júri mundial da Quadrienal de Cenografia e Arquitectura Teatral de Praga e em 2015 integra a curadoria de Portugal. Em 2001 é convidado pela União dos Teatros da Europa para orientar o 3º WorKshop dos mestres da Cenografia em Barcelona.
Dirigiu acções de formação, estágios e seminários em Universidades e outras Instituições em Portugal, Espanha, Bélgica, França, República Checa, Grécia, Itália, Cuba, Suiça e Brasil.
Na Cenografia de Exposições concebeu dispositivos para exposições como: No tempo em que os animais falavam-Fábulas La Fontaine/Fundação Gulbenkian/Lisboa, Porto-1994-95, Pavilhão de Portugal/Expo98, Peregrinação-O Voo da Cegonha/Expo98, Anti-galeria/ARCO, Madrid/2001, É proibido proibir!/MUDE, Lisboa/2009 e Um homem chamado Romeu Correia, Almada/2017. Em 2002 faz a cenografia para o filme de João César Monteiro, VAI-VEM.
Em 2010 foi eleito membro da Real Academia de Belas Artes de Espanha.
É o coordenador para a Europa do projecto Teatros da América Latina sob o patrocínio da OISTAT/UNESCO-Organização Mundial de Cenógrafos, Técnicos e Arquitectos de Teatro.