Marta Carreiras
Cenógrafa | Figurinista

Nasce em Lisboa em 1975, forma-se em estudos artísticos na António Arroio, licencia-se em Design de Cena pela Escola Superior de Teatro e Cinema e tira uma pós graduação em Estudos Teatrais na Faculdade de Letras de Lisboa.
Estreia-se profissionalmente, como Cenógrafa e Figurinista, em 1997, com o Teatro Meridional, com quem desenvolve uma relação artística de colaboração assídua que dura até hoje.

Ao longo de 20 anos, assinou mais de 80 criações plásticas, tendo trabalhado com diversas companhias de teatro, dança, música e multidisciplinares e com artistas como Carlos do Rosário, Ana Nave, António Feio, Pedro Sena Nunes, Ana Rita Barata, Fernando Mota, Rui Rebelo, A Truta, Maria João Luís, Núria Mencia, José Peixoto, Madalena Wallenstein, Sofia de Portugal, Marina Nabais, Sara Belo, Nuno Pino Custódio, Madalena Vitorino, Romeu Costa, Bruno Cochat, Natália Luiza e Miguel Seabra.

Em 2010 teve uma nomeação para Melhor trabalho cenográfico, com o espectáculo “A rainha da beleza de Leenane” e participou em vários espetáculos premiados do Teatro Meridional.

Entre 2012 e 2016 fez parte da direção da Associação Portuguesa de Cenografia e foi Curadora, juntamente com José Manuel Castanheira e Rui Francisco, da Representação Oficial Portuguesa na Quadrienal de Praga em 2015.